Como conseguir isenção em taxas de inscrição de concursos

Todos os concursos dispõem de um regulamento para funcionar. Entre essas regras previstas está a cobrança de uma pequena taxa de participação. Cada concurso deve cobrar um valor diferente para garantir a inscrição dos candidatos e alguns podem sair bem caros. Mas algumas pessoas têm o direito de pedir isenção por essa taxa e precisam estar atentos aos prazos de solicitação.

O que é a isenção?

Para se inscrever em qualquer concurso, o candidato precisa estar de acordo com as exigências dele, registrar seus dados corretamente dentro do prazo estabelecido, e confirmar a sua inscrição através da taxa de pagamento.

Entretanto, é importante ressaltar que algumas pessoas são isentas desse valor cobrado e precisam garantir os seus direitos solicitando esse recurso.

Geralmente, a isenção de exames como a prova da Polícia Militar, do TRE, do ENEM, entre outros, precisa ser solicitada com algum tempo de antecedência.

E por isso, é necessário que os interessados em requirir o pedido estejam informados quanto à data das inscrições 2020Afinal, o período de requerimento da isenção para a taxa de inscrição também terá um prazo limite estabelecido.

Quem pode solicitar?

Para os concursos federais, os candidatos que podem pedir isenção são aqueles que possuem registo no Cadastro Único – CadÚnico. Esse registro é destinado a famílias de baixa renda e por isso, garante que o participante esteja livre de qualquer cobrança. Também pode ser exigido o Número de Identificação Social (NIS).

Enquanto isso, os concursos estaduais podem ter um funcionamento bem variado, isto quer dizer que as regras podem ser diferentes para cada estado.

Em São Paulo, por exemplo, doadores regulares de sangue podem estar isentos da taxa. Já em Minas Gerais, a lei prevê que candidatos desempregados não precisam cumprir com o valor. Vale a pena conferir como é a regra de isenção para a sua região.

Como conseguir a isenção?

Cada concurso irá ser efetuado por um órgão diferente, então a sua inscrição naturalmente será realizada por uma plataforma digital específica.

O que é preciso para garantir a dispensa da taxa de inscrição, é conferir o regulamento no site do concurso para o qual você irá se inscrever.

Também é necessário conferir as datas limite para pedir isenção e garantir a comprovação dos documentos dentro desse período estabelecido. Acesse os dados do seu concurso e faça o seu requerimento!

FONTE: https://enem2020.blog.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation