Posso usar a nota do Enem para concluir o ensino médio?

Muitos estudantes se perguntam se podem concluir o Ensino Médio utilizando a nota no Exame Nacional do Ensino Médio -Enem. Se você também tem essa dúvida, basta apenas continuar nos acompanhando pois aqui iremos esclarecer todas os detalhes sobre está questão. Abaixo, tudo sobre!

Saiba mais sobre o Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio mais conhecido como Enem, é hoje a principal forma de ingressar nas universidades brasileiras. Diversos programa utilizam a nota obtida servindo como o principal requisito. Além das universidades públicas, muitas instituições de ensino superior privado também oferecem vagas para que os estudantes utilizem a nota obtida no Enem para ingressar sem precisar realizar o vestibular tradicional. 

É possível concluir o Ensino Médio com a nota do Enem?

Com as mudanças sofridas no Enem, hoje em dia não é mais possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio através da nota obtida no Enem. 

Até 2016, quem não estava matriculado em uma escola regular podia usar o Enem para obter o certificado do ensino médio. Porém, essa possibilidade foi extinta no ano seguinte, em 2017. 

Agora, para obter o diploma do Ensino Médio é necessário que você realize a prova oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja. 

O mesmo é uma prova aplicada em todo o Brasil pelo próprio MEC, a qual irá avaliar o grau de conhecimento do candidato. De acordo com a nota obtida, o candidato poderá ter em mão  o certificado de conclusão do ensino médio!

Como funciona o Encceja?

Assim como já mencionamos anteriormente, o Encceja é hoje a principal forma de concluir o ensino médio sem precisar passar por todas as séries. No entanto, para realizar as inscrições para o Encceja 2019 é necessário estar encaixado nos requisitos impostos pelo Ministério da Educação (MEC), que são:

  • Adolescentes, jovens e adultos que buscam receber o diploma pela conclusão da Educação Básica, sejam para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio.
  • Necessário ter 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame (para quem busca a certificação de conclusão do ensino fundamental);
  • O candidato precisa ter mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de realização do Exame (para quem busca a certificação de conclusão do ensino médio);
  • Tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

Ciente disso, o candidato poderá realizar sua inscrição. Com sua inscrição feita e dentro das datas do Encceja 2019 prevista para a realização da prova, chegou o momento de realizar a prova que contará com questões das seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Navigation